BALNEÁRIO OSVALDO CRUZ   IRAÍ RS

O balneário de água mineral termal da cidade de Iraí no Rio Grande do Sul foi construído sobre uma fonte de água alcalina, radioativa, clorosulfatada e bicarbonatada. Ele foi idealizado pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira e projetado pela Comissão de Saneamento do Estado, no ano de 1933 iníciou-se a execução da obra e em 20 de setembro de 1935 foi inaugurado o Balneário Osvaldo Cruz, assim nomeado em homenagem ao médico sanitarista brasileiro Osvaldo Cruz. Na época de sua inauguração era o mais moderno da América Latina no ramo de prestação de serviços de crenoterapia, com todos seus equipamentos oriundos da Alemanha. Sua edificação, em concreto armado e formato cilíndrico, lembra as antigas arenas romanas, sendo estrategicamente planejada para suportar as grandes enchentes.

A água mineral do balneário jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5ºC. É renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana. Hoje é a segunda melhor do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas medicinais e rejuvenescedoras.

Serviços oferecidos pelo Balneário Osvaldo Cruz.

Banho Natural ou Normal

Quando se usa o termo “natural”, ou, “normal” significa banho com água na temperatura de 36,5ºC, como ela sai da fonte. O banho é feito em banheira de imersão individual, com duração de 20 minutos. Produz ligeira queda de pressão arterial, dilatação vascular e a freqüência dos batimentos cardíacos pode aumentar. É sedativo, acalma as dores e diminui a irritabilidade. Portanto, é indicado para pessoas com problemas na pele, problemas psíquicos (stress, ansiedade, irritabilidade, esgotamento nervoso e insônia), bem como nos estados de convalescença de doenças.

Banho Aquecido

Banho de imersão em banheira individual, com água com temperatura superior a 36,5ºC, podendo chegar à 40ºC. A duração deste banho é de 15 minutos e requer prescrição médica individual, indicando o nível de temperatura da água ao qual o banhista possa se submeter, de acordo com sua pressão arterial e situação atual de saúde. Este banho produz os mesmos sinais do Banho Natural, sendo que o ponto culminante de sua ação orgânica varia à medida em que a temperatura da água sobe na escala termométrica. Nas pessoas obesas, o aumento de transpiração facilita o emagrecimento, porém, sua principal indicação se faz nas doenças reumáticas, dores articulares e doenças do sistema nervoso e dos nervos periféricos.

Ducha Escocesa

É um jato de água quente, sendo que, ao final do banho, o banhista recebe um jato de água fria, aplicado por um(a) operador(a) devidamente treinado(a). A duração deste banho é de 5 minutos, de forma individual e em pé, numa sala especialmente preparada para este tipo de banho. Produz sensação de bem estar, tem ação estimulante no aparelho circulatório, estimulando também o apetite e combatendo a insônia.

Hidromassagem Natural

Banho realizado com água à temperatura da fonte (36,5ºC), em cabine individual, em banheira de hidromassagem. Seus efeitos e indicações são os mesmos do Banho Natural, porém, acrescidos dos efeitos do mecanismo da hidromassagem. Isso faz com que os gases radioativos da água se desprendam, tornando dessa forma mais eficaz o seu poder sobre o organismo. O banho ativa a circulação e relaxa a musculatura. Sua duração é de 20 minutos.

Hidromassagem Aquecida

Realizado no mesmo tipo de cabines individuais da Hidromassagem Natural, porém com água em temperatura superior à 36,5ºC, conforme receita médica obrigatória. Produz os mesmos efeitos do banho aquecido, acrescido das vantagens que a hidromassagem proporciona. Sua duração é de 15 minutos. É indicado para pessoas com doenças musculares e nos ossos.

Independentemente do banho indicado ou escolhido pelo banhista, vale ressaltar que o tempo ideal de tratamento crenoterápico (com banhos em água mineral) é de 21 dias. Na primeira semana, os sinais e os sintomas podem agravar-se, o que é um bom sinal e chama-se “reação da água”; na segunda semana, começa a remissão dos sintomas, para, numa terceira semana, desaparecer a sintomatologia.

 Massagem – Lamaterapia – Chocoterapia – Argiloterapia – Massagem com Pedras Quentes

A Lama – encontrada no balneário Oswaldo Cruz – possui propriedades naturais com ação antirradicais livres, antiinflamatória, descongestionante e antipuriginosa, além de estimular a produção de células de defesa, modulando o sistema imunológico.

A Massagem possui benefícios para o corpo humano no nível do sistema nervoso, no nível dos órgãos internos e a nível subcutâneo.

A Lamaterapia é indicada para o tratamento de artrites, bursites, dores na coluna, eczemas, seborreia, psoríase, hidratantes, varizes, alergia. A aplicação não tem contraindicação, pois é totalmente natural.

A Chocoterapia é um procedimento estético feito com chocolate, tendo por objetivo hidratar e regenerar a pele, com efeito anticelulite.

A Argiloterapia é famosa pela ação terapêutica do retardo do envelhecimento, indicada para aliviar a tensão e fadiga muscular, insônia e má circulação regeneram os tecidos da pele.

A Massagem com Pedras Quentes melhora as funções orgânicas. O calor aplicado também vai atuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios inalcançáveis pela termoterapia.